O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) é uma instituição pública de ensino superior que se insere no subsistema politécnico.
O IPS surge no âmbito da criação em Portugal da nova rede de ensino superior politécnica em 1979, integrando inicialmente as duas Escolas localizadas em Setúbal; a Escola Superior de Tecnologia (ESTSetúbal) e a Escola Superior de Educação (ESE). Atualmente, o IPS engloba, para além destas, mais três Escolas Superiores: a Escola de Ciências Empresariais (ESCE), a Escola de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro) e a Escola de Saúde (ESS). As atividades das cinco Escolas Superiores são coordenadas pelos Serviços Centrais. Existe ainda uma sexta unidade organizacional, orientada para o apoio aos estudantes: os Serviços de Ação Social (SAS), responsável pelo alojamento, alimentação, apoio psicológico e atividades desportivas e recreativas.

Enquanto instituição pública, o IPS tem como principal financiador o Estado, através das verbas inscritas no Orçamento de Estado, as quais são complementadas com receitas próprias provenientes de propinas, contratos de investigação e de serviços ao exterior. O recrutamento, seleção e avaliação do pessoal docente, e do pessoal técnico e administrativo não docente, estão enquadrados pelos respetivos estatutos de carreira, assim como por outras regulamentações centrais concebidas para todos os funcionários públicos. Por sua vez, o recrutamento do pessoal, tanto em números como em categoria, é igualmente limitado por lei e por constrangimentos orçamentais.


A ESCE (Escola Superior de Ciências Empresariais) é uma das escolas de Ensino Superior Público do Instituto Politécnico de Setúbal, tendo atualmente Licenciaturas, Mestrados, Pós-Graduações e CTeSP na área das ciências empresariais.

A ESCE/IPS foi criada em 1994 e tem atualmente cerca de 2000 estudantes. O espírito empresarial vivido na ESCE/IPS tem contribuído para o reconhecimento da instituição junto de várias empresas e organizações, definindo-se como uma Escola diferente pela positiva e orientada para o futuro dos estudantes.

A formação ministrada alia conhecimentos de gestão em geral a diferentes áreas de especialização (contabilidade e finanças, recursos humanos, marketing, distribuição e logística e sistemas de informação), encontrando-se assente num ensino pragmático, dinâmico e prático.

A ESCE/IPS tem apostado numa diferenciação sustentada nas excelentes condições de estudo, na vasta experiência de ensino do seu corpo docente (composto por profissionais altamente qualificados, de reconhecido mérito e experiência profissional na área) e nas elevadas taxas de empregabilidade dos seus diplomados (cerca de 80% dos alunos encontram emprego em menos de um ano depois de terminarem a Licenciatura).

Os estudantes usufruem, igualmente, de uma forte ligação ao contexto empresarial, proporcionada por ações como o estágio final de curso ou simulação empresarial, seminários, conferências, aulas abertas, visitas de estudo, case studies, trabalhos de consultadoria, ações de formação, entre outras.

A ESCE/IPS distingue-se, também, pelo fomento de práticas inovadoras, entre as quais, a utilização de simulações e meios tecnológicos, a organização de eventos como a Business Week, Jogo de Gestão Interescolas, Open Day, Workshops de procura de emprego, de motivação e de desenvolvimento pessoal e pela procura por novos profissionais na Escola, suportada pela crescente presença e realização de vários processos de recrutamento direto por parte das empresas onde se destaca a realização da Semana da Empregabilidade do IPS.